Organização é imprescindível para qualquer negócio, pois permite um serviço de melhor qualidade e contribui para a agilidade e segurança dos colaboradores. Em oficinas mecânicas, encontrar as ferramentas e materiais rapidamente poupa tempo e recursos da empresa.

Além disso, um local de trabalho limpo e organizado passa uma melhor impressão ao cliente, já que demonstra profissionalismo e preocupação dos funcionários que trabalham no local.

Confira algumas dicas para manter a organização no ambiente de trabalho:

Cuide da aparência do estabelecimento

A recepção é estratégica para os negócios. Contar com uma recepção organizada é uma forma de causar boa impressão nos seus clientes, portanto, mantenha limpa, com espaço para atendimento e espaço próprio para recepção. Deixar revistas e jornais do dia para que as pessoas leiam enquanto esperam o atendimento ou término de um serviço é uma solução interessante para deixar a sua oficina mais agradável. Tenha também banheiros limpos e lembre-se que parte da sua clientela são mulheres, então nada de pôsteres constrangedores.

Reserve áreas de limpeza e inspeção

Os produtos acabados precisam passar por inspeção e limpeza. Um processo importante no trabalho de muitas oficinas, mas não é conveniente deixar junto das áreas principais de atuação, pois pode contaminar ou se misturar com itens que não foram finalizados ainda. Crie um espaço específico para os produtos finalizados e garanta que os seus funcionários saibam que, assim que terminar um trabalho, deve encaminhar para o espaço específico de limpeza e inspeção.

Verifique a utilização dos equipamentos de segurança

É importante certificar que os colaboradores utilizem equipamentos de segurança. Também é importante manter um espaço para que esses materiais sejam guardados – sejam eles de uso coletivo ou individual – evitando, assim, que eles se misturem com os outros itens da oficina, se percam e acabem não sendo utilizados. Uma opção para tornar esse procedimento ainda mais organizado é criar armários individuais para cada funcionário.

Use etiquetas

Parafusos, pregos, porcas, óleo, lubrificante, dentre outros itens, fazem parte da rotina de uma oficina. E eles também precisam ser organizados e guardados em um local que seja fácil de achar. Nesse processo, etiquetas podem ser bastante úteis – inclusive podem ser usadas na identificação no armazenamento de ferramentas. Coloque essas etiquetas em gavetas, armários, prateleiras ou outras estruturas usadas para guardar materiais próprios do trabalho. Assim fica mais fácil achar, usar, guardar e manter o espaço limpo e organizado.

Organize as ferramentas

Os instrumentos de trabalho podem ser individuais ou coletivos, mas em ambos os casos é necessário ter um sistema de organização. Se for individual, é importante que cada colaborador tenha seu próprio local de armazenamento e mantenha as ferramentas guardadas evitando acidentes, extravios e um ambiente desorganizado. Agora, se for de uso coletivo, organize as ferramentas por grupo e em locais específicos, e exija que os colaboradores ao terminarem de usar um item voltem com ele para o local de armazenamento.

A Mega Ferragens possui diversos itens para organizar a sua oficina como maletas, caixas de ferramentas, armários entre outros. Confira em nossa loja, localizada na Rua General Osório, no centro de Garibaldi, ou entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *